Dicas de Limpeza – Banheiro.

O banheiro é um ambiente que precisa estar sempre limpinho para evitar mau cheiro e o acúmulo de sujeira. Por isso, o ideal é limpá-lo com freqüência, e para isso é preciso ter alguns cuidados especiais e saber limpar corretamente cada cantinho. Confira aqui algumas dicas para deixar o seu banheiro limpo e cheiroso.

limpar banheiro


CHUVEIRO
Para evitar o surgimento de bactérias que proliferam nos depósitos e contornos do chuveiro e são transmitidas através do vapor de água, limpe periodicamente os difusores das torneiras e dos chuveiros, deixando-os de molho no vinagre.

Para eliminar oxidação da cabeça do chuveiro, desparafuse-a e coloque-a para ferver em 1 litro de água com ½ copo de vinagre por 15 minutos.

chuveiro2

Outra solução prática e fácil é a de colocar vinagre num saquinho plástico e fixá-lo em volta do chuveiro com um elástico.

Deixe agir por 30 minutos.

 

cortina chuveiro

 

Como limpar cortina do box do chuveiro?
Lave-as periodicamente na máquina de lavar usando água quente e detergente na função regular. Junte uma toalha para ajudar a “esfregar” o mofo e os resíduos de sabão grudados na cortina. Volte a pendurá-las no box e deixe-as secar naturalmente.

Ou então coloque a cortina na garagem ou no quintal, esfregue-a com um produto multiuso e enxágue-a antes de pendurá-la novamente.

 

 

 

BOX DO CHUVEIRO
Para limpar as portas de vidro do box e deixá-las brilhantes, mergulhe uma esponja em vinagre branco.
Receita caseira para limpeza do box:
Misture 1 xícara e meia de vinagre branco + 1 xícara de amônia + 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio + 3,5 litros de água. Use luvas de borracha e trabalhe numa área bem ventilada ao usar esta solução.
Aplique nas paredes do box com uma esponja, se precisar esfregue com uma escova para retirar toda a crosta. Enxágüe bem e seque.

pia

 

 

Para tirar o bolor preto no silicone, primeiro tente salpicar bicarbonato no bolor e depois jogar vinagre. Esfregue com uma escova de dente velha e enxágüe com água. Se isso não funcionar, talvez seja melhor retirar o silicone com removedor especial e com uma faca afiada. Reaplique silicone ou cera de vela.

 

ralosPara polir ralos, use um pano úmido e sabão em pó. Esfregue principalmente seu interior e as áreas engorduradas. Depois é só enxaguar.

Receita caseira para desentupir ralos
Derrame 1 xícara e meia de bicarbonato de sódio + 1 xícara e meia de vinagre no ralo. Cuidado: esse dois ingredientes juntos geram espuma e vapor. Recoloque a tampa do ralo. Lave o ralo com água corrente depois de três horas.

tapete borracha

 

Para limpar tapetes de borracha, prepare uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais, depois esfregue a solução no tapete com um pano limpo.

Se ele endureceu, deixe-o de molho por 48 horas em uma solução de água com amoníaco.

 

toalha

 

Não tem nada mais desagradável que pisar num tapete de banho molhado…

Então, assim que acabar de usar o banheiro use um cabide com prendedor e pendure o tapete sobre a haste de cortina do chuveiro.

 

 

 

 

 

PIAS
pias
Para limpar a pia, despeje vinagre e deixe agir durante a noite toda.
Enxagüe pela manhã.

Para limpar as áreas de difícil acesso, como ao redor da saboneteira, torneiras e ralos, use uma escova de dente.

 

 

 

VASO SANITÁRIO
vaso sanitarioAlguém já te ensinou a limpar o vaso sanitário de forma ecológicamente correta? Vou aceitar não como resposta e vou indicar bicarbonato e vinagre!

Utensílios:
Bicarbonato, vinagre, escova para vaso sanitário.
Como limpar:
1. Dê descarga para molhar as paredes do vaso.
2. Espalhe bicarbonato na parte de dentro do vaso.
3. Esfregue a parte de cima do vaso com uma esponja embebida com bicarbonato & vinagre.
4. Limpe a parte de cima da tampa, embaixo da tampa, a parte de cima do assento e embaixo dele usando a mesma técnica.
5. Espirre vinagre sobre o bicarbonato no vaso e use uma escova para vaso sanitário para esfregar, inclusive a borda do vaso, com movimentos para cima e para baixo.
6. Enxagüe a esponja em água quente e esfregue novamente.
7. Dê descarga.
8. Enxague a esponja e esfregue a parte de fora do vaso até o chão, incluindo o cano da parte de trás.
9. Meus parabéns você terminou!

AZULEJOS
azulejos

Para eliminar as manchas de água na superfície dos azulejos, puxe a água com um rodo pequeno após os banhos.
Para limpar azulejos, utilize folhas de jornal umedecidas com água e um pouco de amoníaco. Enxagüe e seque.
Para dar brilho aos azulejos, passe um pano umedecido em álcool.
Para limpar azulejos com capa de sujeira, use água morna com vinagre branco e, no rejunte passe uma escovinha com cloro.
Para retirar gordura e sujeira concentrada nas quinas e áreas próximas a pia e espelhos, utilize cloro e esfregão.
Para limpar os cantinhos, utilize um produto chamado tira limo. Espalhe o produto com uma escova de dente (velha) e após alguns minutos enxagüe. Não ultrapasse o tempo indicado no rótulo do produto, para evitar uma aparência artificial no rejunte.
Para clarear os rejuntes use um pincel umedecido com água sanitária.

ESPELHOS
espelho

Para limpar espelhos, use o produto que você preferir no supermercado e aplique da forma indicada com um pano seco e limpo. Ou então confira 2 receitas caseiras:

1) Misture 1 xícara e meia de vinagre + 3,5 litros de água. Limpe com uma esponja ou despeje a solução num recipiente com spray e borrife diretamente sobre o espelho, passando um pano limpo e seco.

2) Misture 2 xícaras de álcool isopropílico (solução a 70%) + 2 colheres de sopa de detergente + 2 xícaras de água. Coloque num recipiente com spray e agite bem, borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano seco e limpo.

ACESSÓRIOS
escova de cabelo

Escova de cabelo.
Limpe as cerdas e pelos das escovas banhando-as por 30 minutos em água quente com amoníaco na proporção 10/1.

(Não use este procedimento se o cabo da sua escova for de madeira!).

Para eliminar a sujeira das escovas cubra as cerdas com creme de barbear (é sério!). Deixe agir por 30 minutos e em seguida lave-as com bastante água corrente.

brinquedo banho

Brinquedos de banho.
Use cola quente para tapar os buracos dos brinquedos para evitar que mofem por dentro.
Genial!

 

 

Mãos à obra!

13 thoughts on “Dicas de Limpeza – Banheiro.

  1. Olá me chamo anelise e terminei a pouco uma casa no litoral, na limpeza final da obra quando tiramos as etiquetas adesivas dos vasos sanitários que ficam na parte de fora não conseguimos retirar tudo. Cada vez que a minha secretaria limpa retiramos um pouco. E uma cola com papel, Mas esta bem difícil de retirar tudo.
    Estamos tentando limpar com esponja e sapolio liquido este produto e o adequado????
    Se souberem de alguma coisa melhor para limpar me enviem.

    Obrigado pelas dicas de vocês !!!!!

    Anelise

    • Olá Anelise!

      Ai, conheço bem esse problema! Acabei de trocar os vasos aqui de casa e tive a mesma dificuldade.
      Consegui retirar tudinho com um produto chamado “Tira Grude”
      O Tira Grude é indicado para a limpeza de produtos de difícil remoção.
      Solta etiquetas, colas, fitas, decalques e adesivos.
      Dissolve todo tipo de sujeira, como: gorduras da cozinha, fogão, café, chocolate, graxa de sapato, mancha de óleo, caneta, sangue fresco, cera de vela, manchas de batom, maquiagem e muito mais!
      O Tira Grude não contém solventes nocivos ou metais pesados. Age sobre o produto amolecendo-o e facilitando a sua remoção.
      Possui força cítrica e aloe vera.
      Não inflamável.
      Você encontra em alguns supermercados, em lojas de material de construção ou em lojas de utilidades domésticas como: Multicoisas.
      Faça o teste! Depois me fala se funcionou ;-)
      Bjs,
      Virginie.

  2. “Xilol” é a melhor coisa para tirar grude e bem mais barato que “tira grude”… você acha em casas de produtos químicos ou onde vende tintas.

  3. Pingback: Limpando Box – Vidro & Acrílico | Xô Bagunça

  4. Estou com dificuldades para retirar do vidro blindex do box aquela crosta que formou. A minha duvida que objeto posso usar e qual a melhor opção caseira de preferência do produto para retira, não queria arranhar o vidro.

    • Olá Celma!
      Pode fazer o seguinte:
      Manchas brancas no Box de vidro

      Para eliminar as manchas brancas provenientes de shampoo, sabonete, etc., faça um tratamento de choque: com o vidro ainda seco, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio com uma esponja também seca. Espere secar. Depois esfregue uma esponja de aço nova e seca até remover toda a pasta e as manchas. Enxágüe e aplique cera líquida automotiva misturada com um pouquinho de água. Dê polimento com uma flanela seca.

      Para manutenção, mensalmente, depois de seco, passe uma flanela com uma mistura de lustra móveis e água na parte interna do box. A mistura age como um repelente de água dura, sabonete, shampoo, etc.
      Na falta da Pasta Mousse: para cada xícara de água bem morna, misture 1 colher de detergente em pó + 2 colheres de álcool + 1 copo de vinagre + 2 colheres de bicarbonato de sódio.

      Aplique a mistura no vidro, deixe agir por uns 10 minutos e depois esfregue com uma esponja tipo fibra ou com o lado verde da esponja dupla-face. Enxágue e seque o vidro. Repita o procedimento semanalmente até eliminar todas as manchas. Encere e faça manutenção conforme acima.

      Beijos!
      Virginie

  5. Oi gostei muito das dicas, gostaria de saber como faço para limpar a parede do meu banheiro que é de cerâmica preta e esta manchada e opaca, será que tem jeito?

    • Olá Sonia!
      Infelizmente a cerâmica preta é um caso complicado. Muitas vezes com manchas e danos irreversíveis.
      Mas tente o seguinte:
      Use água e detergente neutro. e para limpeza pesada use CIF ou Assolan saponáceo cremoso.
      Beijo,
      Virginie

  6. Olá, boa noite!

    Tenho uns vidros de biscoito com tampas herméticas de cor preta e também um abridor elétrico de vinho.

    As tampas dos vidros ficaram meladas e preguentas e o abridor de vinho, que também é preto está melando.

    Não consigo limpar, cada vez fica mais melado.

    Teria alguma dica para passar?

    Grata,

    Beth

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>