Vinagre e limão: aprenda receitas caseiras que ajudam a limpar a casa

Ser ecológico na limpeza: é essa a atitude de quem quer cuidar da casa e, ao mesmo tempo, do planeta. Os produtos biodegradáveis já são encontrados nos supermercados, mas sucesso mesmo fazem as receitas do tempo da vovó. O vinagre, por incrível que pareça, dá conta de quase tudo dentro de uma casa. Limpa cozinha, banheiro e é usado até no lugar do amaciante de roupa. Tudo por causa da sua ação bactericida.

vinagre1

 

Confira algumas dicas:

Limpeza da máquina de lavar: Ela acumula a gordura do tecido. É preciso lavar de vez em quando. Use o vinagre para dar uma batida. Basta colocar um litro do líquido e deixar cumprir um ciclo de lavagem.

Neutralizar odores: o vinagre tira cheiros indesejados de carpetes. Quando algum animal fez algo que não devia, ou o tapete está com cheiro estranho. Faça uma limpeza com um pouco de vinagre diluído em água. Também acaba com o cheiro de queimado na cozinha.

Clarear ou não deixar escurecer:
 essa é para fazer com o limão. Quando for colocar alguma panela em banho-maria, corte uma rodelinha da fruta e coloque na água.  Funciona também quando uma panela escureceu. Ferva com um pouco de água e rodelas de limão . A mesma receita pode fazer os acendedores das bocas do fogão ficarem mais claros.

Amaciante: segundo a cartilha ecológica do Greeenpeace, as roupas podem ficar macias de dois jeitos. Para amaciar roupas, adicione 1/2 copo de vinagre ou 1/4 de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Banheiros: essa dica também é do Greenpeace. Para limpeza geral dos banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã.

Janelas e vidros: Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velho. A orientação também é do Greenpeace.

E você conhece alguma receita caseira? Compartilhe com o Xô Bagunça!

Beijinhos,

Virginie.

5 thoughts on “Vinagre e limão: aprenda receitas caseiras que ajudam a limpar a casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>